film club coruche


O município de Coruche, em parceria com a waves of youth, apresenta o film club. Deseja-se que possam encontrar neste clube de cinema uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o processo criativo e para trocar experiências a respeito do acontecimento que é ver um filme em sala. Temos como objectivo introduzir novos públicos a diferentes obras audiovisuais através de um programa organizado e preparado para cada exibição. Um programa com um olhar contemporâneo, espírito comunitário, de cariz social e humanista, que possa refletir sobre o mundo, pensando um tópico de cada vez.


A próxima sessão do film club, a 29 de novembro, contará com uma extensão do festival Caminhos do Cinema Português, numa projeção que terá o melhor da edição de 2024 que acontece dias antes em Coimbra.

Os filmes em exibição serão anunciados brevemente.


Podcast ︎︎︎    Open Call ︎︎︎
Entrada gratuita Classificação etária +12
Morada Pavilhão Desportivo Municipal De Coruche

film club music santarém


A waves of youth apresenta uma nova versão do film club. Filmes em dominio público, musicados ao vivo, num projeto que é uma iniciativa inovadora que visa criar oportunidades para artistas locais, promover coletivos e estabelecer colaborações entre compositores e intérpretes, contribuindo para a descentralização da cultura e oferecendo experiências culturais fora dos grandes centros urbanos. De outubro a dezembro.



Tiago da Neta interpreta Nanook, o Esquimó
25 OUT / 21H30

Este documentário, considerado um dos primeiros do seu género, segue a vida de Nanook, um caçador esquimó, e a sua família no ártico canadiano. O filme retrata as suas lutas diárias para sobreviver em condições extremas, destacando tradições, caça e a relação com a natureza. A obra é uma celebração da cultura inuit e um olhar sobre as suas práticas e desafios.


Carlos Cruz interpreta O Homem da Câmara de Filmar
TBA

Este filme experimental de Dziga Vertov é uma obra-prima do cinema soviético que explora a vida quotidiana na União Soviética através da lente de uma câmara. A narrativa é não convencional, utilizando técnicas inovadoras de montagem e cinematografia. O filme desafia o espectador a observar a vida urbana e as interações sociais, enfatizando o papel do cineasta como um observador e criador de realidades.


João Correia interpreta Nosferatu
13 DEZ / 21H30

Um clássico do cinema de terror, Nosferatu é uma adaptação não autorizada do romance Drácula de Bram Stoker. O filme segue o agente imobiliário Thomas Hutter, que viaja para Transilvânia para vender uma casa ao misterioso conde Orlok. À medida que Orlok chega a Wisborg, uma série de eventos sobrenaturais e aterradores desencadeiam o terror na cidade. A obra é conhecida pelo seu estilo expressionista e pela icónica interpretação do vampiro.


Sofia Borges interpreta Metrópolis
20 DEZ / 21H30

Metrópolis é uma obra-prima do cinema expressionista alemão que se passa numa futurista e distópica cidade dividida entre a classe alta e os trabalhadores oprimidos. O enredo gira em torno de Freder, o filho do líder da cidade, que descobre as terríveis condições em que vivem os trabalhadores. Juntamente com Maria, ele tenta unir as classes sociais e lutar contra a opressão. O filme é famoso pela sua estética inovadora e pela sua crítica social poderosa.


Entrada gratuita Classificação etária +12
Morada Centro Cultural Regional de Santarém