film club coruche


O município de Coruche, em parceria com a waves of youth, apresenta o film club. Deseja-se que possam encontrar neste clube de cinema uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o processo criativo e para trocar experiências a respeito do acontecimento que é ver um filme em sala. Temos como objectivo introduzir novos públicos a diferentes obras audiovisuais através de um programa organizado e preparado para cada exibição. Um programa com um olhar contemporâneo, espírito comunitário, de cariz social e humanista, que possa refletir sobre o mundo, pensando um tópico de cada vez.

No dia 20 de setembro, às 21h30, o Auditório Municipal de Coruche será o palco da despedida do verão e do regresso pós-férias do film club waves of youth e logo com uma extensão do festival IndieLisboa. Este mês, convidamo-vos a mergulhar num programa diversificado e provocador, que explora temas como a busca de prazer, a empatia, a tradição, a criatividade e as incertezas do destino.

Abrimos as hostes com “Clotilde”, uma curta-metragem de Maria João Lourenço que nos transporta para um planeta distante, onde a reprodução é obrigatória, mas Clotilde, uma mulher de três olhos e vestido amarelo, desafia as normas em busca de prazer. Esta animação vibrante e ousada é uma metáfora colorida e irreverente da nossa sociedade, que continua a silenciar quem se atreve a ser diferente.

Em seguida, apresentamos “Com amor, Medo”, um documentário de Telmo Soares que acompanha a digressão europeia dos 5ª Punkada, uma banda nascida na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Ao longo de quatro países, testemunhamos a energia punk e a determinação destes artistas com deficiência, que nos mostram o verdadeiro significado de resistência e paixão pela música.

Segue-se “Tanganhom”, de Vítor Covelo, que nos leva à aldeia de Parada do Monte, em Melgaço, onde uma lenda antiga sobre um encontro com o diabo, conhecido como Tanganhom, desafia a linha entre o real e o imaginário. Esta história, transmitida de geração em geração, convida-nos a refletir sobre a bravura e as superstições que moldam as comunidades rurais.

Depois, “Nunca Mais É Demasiado Tempo”, de Bruno Ferreira, oferece-nos uma reflexão divertida e ambígua sobre os desafios de fazer cinema. Quando uma cartomante antecipa com precisão problemas num casting, a equipa de produção é forçada a reinventar o filme. Este jogo entre realidade e ficção revela-se um exercício lúdico sobre as incertezas e a arte do cinema.

Finalizamos a sessão com “Conseguimos Fazer Um Filme”, de Tota Alves. A história acompanha Maria Inês e as suas amigas, que, durante as férias de Verão num bairro social de Lisboa, exploram as primeiras brisas do amor e a magia de fazer um filme. Esta obra colaborativa, rica em improvisações e diálogos espontâneos, celebra a importância da pertença e da criatividade comunitária.


Clotilde
ANI / 4' / 2023 / Maria João Lourenço

Num planeta distante, onde a reprodução é uma atividade obrigatória no dia-a-dia dos seus habitantes, existe uma extraterrestre que simplesmente deseja satisfazer-se.


Com amor, Medo
DOC / 23' / 2024 / Telmo Soares

Num mundo em que estamos cada vez mais distantes, conhecemos uma banda que nos tira o tapete e nos ensina empatia. Os 5ª Punkada, numa tour pela Europa, dão-nos a possibilidade de os conhecer intimamente e abrem uma janela para o mundo do artista com deficiência.


Tanganhom
FIC/ 5' / 2023 / Vítor Covelo

Melgaço, Parada do Monte. A memória de um encontro fortuito na fronteira entre o real e o imaginado, a afoiteza e as superstições, chega até nós contada de geração em geração.


Nunca Mais É Demasiado Tempo
FIC / 24' / 2024 / Bruno Ferreira

Um realizador e a sua produtora executiva encontram-se com uma cartomante para conseguirem ter mais informação para a narrativa do seu próximo filme. Mais tarde vêem-se numa situação delicada, onde as previsões que foram feitas pela cartomante estavam bastante certas em relação ao casting do filme.


Conseguimos Fazer Um Filme
FIC / 15' / 2024 / Tota Alves

Maria Inês vive as primeiras brisas de amor numas férias de Verão. Acompanhada das amigas, passeia pelo bairro onde vive passando o tempo entre missangas e a rodagem de um filme.


Duração da sessão: 75’


Podcast ︎︎︎    Open Call ︎︎︎
Entrada gratuita Classificação etária +12
Morada Pavilhão Desportivo Municipal De Coruche